Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /home/storage/1/b2/85/iatacannabrava/public_html/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /home/storage/1/b2/85/iatacannabrava/public_html/wp-includes/plugin.php on line 579
Estúdio Madalena | Rever / Gabriela Machado

Rever / Gabriela Machado


Com mais de 100 milhões de usuários cadastrados, o Instagram é hoje a maior rede social de compartilhamento de fotografias no mundo. Depois de quase três mil publicações em seu perfil, a artista plástica Gabriela Machado viu seu trabalho ser transformado em livro em uma coedição entre a Editora Madalena e a Editora Terceiro Nome, e ser destaque de vendas na última edição do Paris Photo, em novembro de 2014. As 211 imagens selecionadas formam Rever.

Em Paris, o trabalho chamou a atenção do diretor do evento, Julien Frydman, que se surpreendeu e comemorou ao ver um livro de fotografia com fotos feitas pelo Instagram. Frydman chegou a reclamar que “a grande lacuna da feira era a ausência de livros dedicados ao instagram”. No dia seguinte, em visita ao estande da Livraria Madalena, Frydman corrigiu o erro ao conhecer o livro lançado em primeira mão por lá. Declarou, folheando a publicação: “é o primeiro livro-instagram”.

Rever traz imagens cotidianas que revelam a intimidade da autora com as artes visuais. Demonstram o olhar sensível que habilmente brinca com tons e texturas, construindo uma paleta de cores e uma edição de imagens coerente e plástica. “O trabalho da Gabriela tem uma questão cromática que me chama a atenção. Rever é um livro de autor, que não carrega os vícios de um fotógrafo experiente e que se constitui de forma precisa dentro do formato livro. A Gabriela passa a enxergar o próprio trabalho através da fotografia”, declara a fotógrafa Claudia Jaguaribe, que, ao lado da designer Mariana Lara, assina a edição de imagem da publicação.


Foi em 2011, a partir de uma residência no Instituto Carpe Diem, em Lisboa, que Gabriela Machado alavancou este processo criativo. De mãos dadas às suas pinturas, as fotografias funcionam como um diário, embaralhando cenas que buscam uma luz ora dourada, ora rosa ou amarela, sempre pulsante. É um trabalho atemporal, em que a artista reconhece traços pictóricos, sobretudo os seus, trazendo à tona investigações sobre planos bidimensionais, sobre como resolver cenários.

“Decidi fazer o caminho inverso: pintar minhas fotos, entender a luz pelo fazer e não pelo sentir. Em Portugal, me apaixonei pela luz, ora dourada, ora rosa ou amarela, sempre pulsante. O imediatismo daquela sensação me fez querer congelar as imagens, daí a fotografia”, conta a autora.

www.gabrielamachado.com.br

Rever
Fotografias de Gabriela Machado
Editora Madalena / Editora Terceiro Nome
Capa dura
Número de fotos: 211
Projeto gráfico: Estúdio Xadrez
Impresso na Oceanic Graphic, China

Comprar este livro na Livraria Madalena