Periscope / José Diniz


Como se saíssem de um periscópio, as imagens de José Diniz estão reunidas no livro Periscope, que tem coordenação editorial de Iatã Cannabrava, pela Editora Madalena.

Para chegar às 54 imagens eleitas para o livro, José Diniz percorreu o litoral do país, do Maranhão até o Sul – se estendendo ao Uruguai -, por mais de oito anos. São pessoas, prédios, o horizonte, o céu e o próprio mar, de uma perspectiva bem particular, “nem submarina, nem terrestre, sempre na superfície”, diante, sob e sobre o mar.

Diniz é de Niterói e vive entre idas e vindas ao Rio de Janeiro. “Desde criança vivo com o pé na água. Escritores, poetas e filósofos se utilizam da imagem do mar, em todos os seus aspectos. O ser humano está em permanente desafio diante dessa imensidão de água”, diz.

Para reproduzir este olhar contemplador, o fotógrafo optou pelo trabalho imerso, com o objetivo de passar sensações como a ausência de equilíbrio, vertigem, tensão, harmonia, movimento contínuo, o som do mar e o sabor do sal. “Não basta apenas a visão para fotografar nestas condições. É necessário todo o corpo, usando os cinco sentidos. A máquina fotográfica está num ponto abaixo do horizonte e as ondas são montanhas em movimento. Na água, o equipamento incorpora lentes diferenciadas criando novas leituras”, afirma Diniz.


“José Diniz é um eterno menino curioso, que usa a fotografia para construir suas fábulas. O livro é uma narrativa construída pelo inocente periscópio que saiu do fundo da água e descobre que o homem está pondo em risco o próprio planeta. A foto que encerra o livro mostra as águas inundando de forma simbólica o Copacabana Palace, como se fosse o ato final do Rio de Janeiro”, conta Cannabrava.

Visite o site de José Diniz: www.josediniz.com.br.

Periscope
Fotografias de José Diniz
Editora Madalena / Editora Terceiro Nome
Coordenação editorial Iatã Cannabrava
Brochura
Número de fotos: 54
Número de páginas: 74
Projeto gráfico: Ekaterina Kholmogorova
Impresso na IPSIS, Brasil

Compre o livro no site da Livraria Madalena