Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /home/storage/1/b2/85/iatacannabrava/public_html/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /home/storage/1/b2/85/iatacannabrava/public_html/wp-includes/plugin.php on line 579
Estúdio Madalena | Entrevistas / Claudia Jaguaribe

Entrevistas / Claudia Jaguaribe


Fotografando no Jaguaré, no Morumbi, passando pelo Brás, Água Funda e Jardins, entre outros bairros da metrópole,  a  fotógrafa Claudia Jaguaribe visitou mais de 70 moradores de São Paulo para produzir o livro Entrevistas, da Editora Madalena, também em formato para smartphone e android – um APP interativo -, marcando a estreia da editora na área digital.

“É a continuação do trabalho que começou com Sobre São Paulo, só que agora fotografei a cidade, com seus contrastes, de dentro das casas, além de mostrar os próprios ambientes e os moradores”, conta Claudia. “Ampliei o projeto, que é resultado de uma extensa pesquisa e tem desdobramentos muitos diferentes, incluindo uma exposição que mostra imagens dos dois livros, fotoesculturas, projeções, e um APP”, completa.

Sem nenhuma palavra escrita, o livro reúne imagens panorâmicas de espaços interiores, mostrando seus habitantes e suas janelas para o mundo exterior, sempre no cair do dia. A escolha de fotografar nesse horário se deve ao desejo de encontrar as pessoas em casa, após o trabalho. “Em Entrevistas temos uma espécie de inversão da visão que se tem no primeiro livro, contrapondo a colossal massa construída da cidade observada de longe, das fotos aéreas e de coberturas, a uma dimensão mais íntima, observada de dentro das casas, daí o título”, comenta a fotógrafa.


As pessoas fotografadas foram entrevistadas, e a partir das conversas foi montada uma visão do conjunto. No APP, além das imagens dos dois livros, estão presentes as entrevistas, imagens em vídeo de percursos na cidade e detalhes das casas. Para a Editora Madalena, cada projeto precisa de interfaces diferentes e, desta forma, o livro e o APP Entrevistas são obras complementares.

“O espaço da cidade é o espaço da vida, ambiente concreto, que afeta as pessoas. É onde elas se expressam tanto na intimidade quanto na forma de utilizar o espaço público”, diz a artista. “Neste projeto, tento fazer a ligação entre o espaço privado, o seu morador – a partir da imagem da sua casa – e o espaço público, a cidade. O resultado é um panorama duplo da visão de dentro para fora e da privacidade dos habitantes”, explica Claudia.

Entrevistas
Fotografias de Claudia Jaguaribe
Editora Madalena / Editora Terceiro Nome
Capa dura
Número de fotos: 45
Número de páginas:
Projeto gráfico: Estúdio Xadrez
Impresso na Palermo, Espanha

Comprar este livro na Livraría Madalena