Resiliência

A mostra Resiliência é formada por 145 fotografias de dez jovens autores que participaram da edição de 2009 de Descubrimientos PHE, na América Latina. De um total de 342 fotógrafos, um jurado designado pelo PHotoEspaña realizou una seleção de 40 projetos para participar das leituras de portfolios realizadas na Cidade do México e Lima.

Na América Latina, os processos de criação têm surgido em plena efervescência política, econômica e social. Nesse contexto, a maioria dos trabalhos apresentados incidem de diversas perspectivas e mostram a capacidade de adaptação e de superação de uma sociedade que se vê afetada por contínuas necessidades de adequação que não só tocam os referentes dos projetos apresentados, mas também condiciona

os criadores e seus modelos de representação. É justamente este o conceito de resiliência que dá nome a esta exposição. Ou seja, a capacidade de regeneração ou adaptação de um corpo, de um ser humano ou de uma sociedade de, após um impacto, absorver a mudança causada por ele.

Com curadoria de Claudi Carreras, Resiliência foi organizada pelo Instituto Cervantes e a Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo – AECID. A exposição recebeu o prêmio do público El Mundo como melhor exposição da edição 2009 do PhotoEspaña e percorreu as cidades de Madri, Chicago, Nova York, Nova Délhi, Roma, Istambul, Tetuán e Tange.