70 Anos do Fotoclube Bandeirantes

Um dos mais importantes movimentos artísticos em torno da fotografia do Brasil evidenciou-se nas décadas de 1950 e 1960, entre as atividades promovidas pelo Foto Cine Clube Bandeirantes, fundado em São Paulo em 1939.

A mostra Foto Cine Clube Bandeirante – 70 Anos (2009), com curadoria de Iatã Cannabrava e Mônica Caldiron, foi realizada no Centro Cultural São Paulo. A exposição apresentou 124 imagens de 48 fotógrafos e evidenciou que, embora tardio, o modernismo brasileiro foi de fundamental importância na ruptura com o que já estava estabelecido na fotografia até então.

Nomes como Geraldo de Barros, Thomaz Farkas, José Yalenti, Rubens Teixeira Scavone, Eduardo Salvatori, Gaspar Gasparian criaram uma linguagem própria e pertinente para a fotografia que, até então, parecia carecer de uma. A desconstrução da imagem, sua subjetividade, geometria e precisão matemática, o apuro técnico no laboratório, são alguns dos elementos que configuram essa linguagem experimentada pelos fotógrafos modernistas paulistanos.