Fotonovela: Sociedade/ Classes/ Fotografia

Fotonovela: Sociedade/Classes/Fotografia foi a exposição integrante do 3o Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo, realizada no Itaú Cultural entre outubro e dezembro de 2013. Como nos auto-representamos, como continente, como classe, como fotógrafos? Eis a pergunta que guiou a exposição.

A fotografia documento-arte, vigente nos dias de hoje, é instrumento à altura para desemaranhar o complexo novelo, ou novela, da definição de uma América Latina por seus índices econômicos, sociais e culturais. Sutil e direta, a mostra navegou entre a razão e a inconsciência, possibilitando ao espectador uma boa chance de não cair em ideias prontas, e sim

sensibilizar-se com uma reflexão menos dogmática sobre tão importante assunto quanto é este das discussões que selam o drama social do continente.

A intenção foi não apenas trazer trabalhos que gerassem uma reflexão sobre as questões de classe, mas aprofundar pensamentos sobre trabalhos de artistas que vêm desenvolvendo novas imagens que de certa maneira correm à margem do registro tradicional de assuntos relacionados ao folclore espiritual, mágico-sensual e da pobreza que ainda pesam sobre a America Latina.